8 E 9 DE NOVEMBRO | FIESC - FLORIANÓPOLIS | SC

Vicunha participa do SouABR e usa rastreio no algodão do denim

01/11/2023

A Vicunha, fabricante de denim, é uma das primeiras empresas a integrar uma iniciativa pioneira do setor têxtil brasileiro, que permite o rastreamento do algodão certificado da fazenda ao varejo. O projeto promove a transparência e a sustentabilidade em todos os elos da cadeia produtiva, fortalecendo o relacionamento com o consumidor final. 

“A nova geração está mais antenada e exigente sobre o que consome, valorizando produtos sustentáveis. O varejo é dinâmico e outras empresas já mostraram interesse pelo projeto”, explica Renata Guarniero, executiva da Vicunha. A marca participa do SouABR a convite da Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), e até o momento duas coleções já foram lançadas com algodão rastreável da Vicunha, em parceria com as Lojas Renner na iniciativa, promovendo a novidade também junto ao consumidor final. 

“Queremos estimular escolhas mais conscientes nas pessoas e fortalecer os vínculos com a marca. Vemos a participação no SouABR como uma forma do consumidor final conhecer melhor a Vicunha e o nosso forte compromisso em liderar mudanças em processos responsáveis”, completa Renata.  

A empresa é uma das patrocinadoras do Congresso Internacional Abit e seu CEO, Marcos Antonio de Marchi, participará do Painel 3 - Tecnologia, integração e organização em redes, realizado no dia 8 de novembro. Ele irá falar sobre alguns projetos e como as companhias podem colaborar para a evolução do setor têxtil e de confecção. 

O que é o SouABR?

O SouABR é um programa de rastreabilidade de dados e informações dos produtos de algodão. O intuito é que o público tenha acesso à origem da roupa que consome, tendo ciência de que ela veio de materiais confiáveis e situações de trabalho decentes. 

O programa é a síntese da união dos cotonicultores em prol de uma produção mais sustentável de algodão no Brasil. Para a consecução dos seus objetivos, o programa ABR é sustentado em três pilares: social, ambiental e econômico.?

Social: uma vida melhor para quem trabalha no campo. Ambiental: uma terra melhor para as futuras gerações. Econômico: um negócio viável para o produtor responsável.

Todos os elos de produção de uma peça do setor têxtil são identificados e informados pelo programa: fazenda, fiação, tecelagem ou malharia, confecção e varejo. A tecnologia usada para fazer esse controle é o blockchain. 

Durante o plantio do algodão, a produção deve seguir um rígido protocolo para abranger alguns itens, que incluem desde o respeito ao meio ambiente e às leis trabalhistas até a eficiência econômica. 

A certificação ABR possui 178 itens de verificação distribuídos em oito critérios. Eles incluem contrato de trabalho, proibição do trabalho infantil, proibição de trabalho análogo à escravidãoou em condições degradantes e indignas, liberdade de associação sindical, proibição de discriminação de pessoas, segurança, saúde ocupacional, meio ambiente do trabalho e desempenho ambiental, entre outras boas práticas.

Sobre o Congresso Internacional Abit

O Congresso Internacional Abit é a conferência anual da Abit. O evento promove, desde 2016, interação e networking entre empresários têxteis, confeccionistas, varejistas de moda e especialistas nacionais e internacionais, sempre trazendo muito conteúdo para o setor. Reúne, anualmente, mais de 390 pessoas em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em 2023, o evento acontece entre os dias 8 e 9 de novembro na FIESC em Florianópolis (SC).

 


TAGS: vicunha