30 E 31 DE OUTUBRO | SENAI CIMATEC - SALVADOR | BA

Sobre

HOMEEdição 2024Sobre

Congresso Internacional Abit 2024

Em 2024 o Congresso Internacional Abit chega na sua 9 ª edição.

0rganizado anualmente pela Abit desde 2016, o evento de conteúdo da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção se tornou o maior da cadeia do setor têxtil e de confecção do país. Tradicionalmente reúne empresários de toda a cadeia produtiva do setor, especialistas, autoridades e formadores de opinião do Brasil e do mundo.
Este ano, acontece em Salvador, BA, no Senai Cimatec.

Tema desse ano:
Conexões Brasil – Mundo: Caminhos Estratégicos para Competitividade

Nas últimas edições do Congresso Internacional Abit, discutimos as oportunidades, os desafios e os caminhos a serem tomados pela indústria têxtil e de confecção brasileira para ser uma cadeia de valor verticalizada, integrada tecnologicamente, ágil, inovadora, sustentável, relevante social e economicamente e capaz de atrair e reter talentos. A fim de atingir tais objetivos, algumas diretrizes, dimensões e ênfases estratégicas foram colocadas em debate, gerando discussões, articulações e iniciativas concretas para o desenvolvimento do setor.

Para a edição 2024, o tema escolhido busca lançar luz sobre o posicionamento estratégico da indústria têxtil e de confecção brasileira no mercado global, o que depende tanto do tratamento das questões debatidas nas edições anteriores, quanto de questões especificas que serão o foco das discussões neste ano.

A indústria têxtil e de confecção brasileira é um dos setores mais importantes da economia nacional, representando cerca de 2% do PIB e gerando mais de 2 milhões de empregos. no entanto, o seu market share no mercado internacional ainda é relativamente pequeno, representando apenas 1,5% do total.

O que fez e faz a indústria têxtil e de confecção nacional ser pouco competitiva e possuir baixa representatividade no mercado global? Quais são os impedimentos e as barreiras enfrentadas pela indústria brasileira para ser mais competitiva? Quais são as tendências, cenários e direcionadores estratégicos que se apresentam para o setor têxtil e de confecção global? Quais são as potencialidades e vulnerabilidades da indústria brasileira para se alinhar com tais tendências? Que estratégias e ações são necessárias e prioritárias para aumentar o market share brasileiro no mercado internacional?