30 E 31 DE OUTUBRO | SENAI CIMATEC - SALVADOR | BA

Realizadora

HOMEEdição 2024Realizadora

 

A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), fundada em 1957*, é uma das mais importantes entidades dentre os setores econômicos do País. Ela representa a força produtiva de 25,2 mil empresas com mais de 5 funcionários, instaladas por todo o território nacional. No ano de 2019, essas empresas empregaram diretamente mais de 1,5 milhão trabalhadores e geram, juntas, um faturamento total de USD 48, 3 bilhão. 

O Setor Têxtil e de Confecção Brasileiro tem destaque no cenário mundial, não apenas por seu profissionalismo, criatividade e tecnologia, mas também pelas dimensões de seu parque têxtil: é a quinta maior indústria têxtil do mundo, o segundo maior produtor de denim e o terceiro na produção de malhas. Autossuficiente na produção de algodão, o Brasil produz cerca de 5,1 bilhões em peças de vestuário, sendo referência mundial em beachwear, jeanswear e homewear. Outros segmentos também vêm ganhando mercado internacional como a nossa moda feminina, masculina, infantil, além do fitness e moda íntima.

Para atender todas as demandas da cadeia têxtil, que inclui as empresas produtoras de fibras naturais, artificiais e sintéticas, passando pelas fiações, beneficiadoras, tecelagens indo até as confecções, a Abit mantém uma estrutura física e intelectual para dar suporte e orientação aos associados. Todas as atividades realizadas pela equipe de colaboradores e consultores visam apoiar o desenvolvimento sustentável das empresas do setor, bem como defender seus interesses junto aos órgãos governamentais e entidades nacionais e internacionais. Com trabalho integrado, a Abit quer tornar o setor têxtil e de confecção brasileiro uma referência em tecnologia e inovação no cenário mundial.

Conheça uma pouco mais sobre a Abit e os serviços que presta em prol do desenvolvimento do Setor Têxtil e de Confecção (clique aqui).

(*) inicialmente, foi fundada com o nome de Associação Paulista da Indústria Têxtil