30 E 31 DE OUTUBRO | SENAI CIMATEC - SALVADOR | BA

Varejistas apostam em tecnologia de gestão do ciclo de vida dos produtos para impulsionar o crescimento na pandemia

25/10/2021

 

 

Durante a pandemia, grandes varejistas, como C&A, Renner e Riachuelo, investiram na ferramenta gestão do ciclo de vida dos produtos (PLM). A Centric vem auxiliando as marcas varejistas brasileiras com o PLM. A empresa é patrocinadora do Congresso Internacional Abit, que acontece nos dias 27 e 28 de outubro. A conferência debate um dos temas relacionados ao trabalho da empresa: a ciência de dados e o consumidor. 

A tecnologia otimiza todas as etapas do desenvolvimento, reduz custos, agiliza o abastecimento de canais e proporciona uma experiência unificada ao consumidor.  

Segundo Leandro Silva, diretor comercial da Centric Software no Brasil, esses investimentos têm acontecido desde o planejamento de merchandising até a entrega final do produto ao consumidor. "As empresas estão percebendo que integrar o sistema de vendas das lojas com o e-commerce não é uma tarefa fácil se os dados dos produtos estão desconectados, inconsistentes e desatualizados antes mesmo de entrarem em qualquer um dos sistemas."

O diretor cita como exemplo a C&A, que em 2020 integrou todas as lojas da rede varejista ao comércio eletrônico e também começou a testar a opção de comprar online e retirar na loja em até 3 horas, além de vendas por WhatsApp. João Souza, Head de Compras do departamento feminino da C&A explica que agora 85% da cadeia de fornecimento da empresa será digitalizada: "desde a 1ª etapa de concepção inicial do produto até o lançamento no mercado”.

Desenvolvimento de produtos

O avanço do digital também acelerou os desejos por novidades e tendências dos consumidores. A tecnologia para a gestão do ciclo de vida dos produtos oferecida pela Centric também é responsável por acelerar esse desenvolvimento. Isto porque ela encurta a brecha entre o que o consumidor deseja e o que a empresa produz. A Riachuelo é outro exemplo de varejista que apostou nesta tecnologia e prosperou: com o PLM a empresa obteve um aumento de +124% nas vendas em 2020.

Segundo Juliana Abbamonte, gerente de marketing da Centric na América Latina, não é apenas o setor de moda que está investindo no omnichannel. "Recentemente lançamos nossas soluções para o mercado de alimentos e bebidas e cosméticos e cuidados pessoais. Clientes-chave já utilizam nossa solução, como o maior varejista do Reino Unido, TESCO, e a Sephora, empresa multinacional de cuidados pessoais e beleza. Outro setor que estamos esperando crescimento na região ainda este ano é o de móveis e decoração", explica a gerente.

 

Sobre o Congresso Internacional Abit 

O Congresso Internacional Abit é a conferência anual da Abit. O evento promove, desde 2016, a interação e networking entre empresários têxteis, confeccionistas, varejistas de moda e especialistas nacionais e internacionais, sempre trazendo muito conteúdo para o setor. Normalmente, reúne cerca de 390 pessoas em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Porém, no ano passado, realizou uma bem sucedida versão online. Em 2021, acontece nos dias 27 e 28 de outubro de maneira digital. 

 


TAGS: Congresso internacional abit moda textil Centric