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Texbrasil divulga ações já confirmadas para o primeiro semestre de 2024

13/11/2023

 

O ano ainda não acabou, mas podemos garantir que foi movimentado e produtivo para as empresas participantes do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira) — resultado de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

 

“Trata-se de uma parceria exitosa e de longa data com a Abit, na qual promovemos internacionalmente do fio ao produto acabado da cadeia têxtil e de confecção. O programa vem atraindo um número crescente de empresas do setor que desejam conquistar mercados globais. E para que a mentalidade internacional esteja ainda mais presente no dia a dia do setor, a ApexBrasil é também apoiadora do Congresso Internacional da Abit, um evento com conteúdos de alto nível, que trazem aprendizados e inspirações para as indústrias têxteis e marcas de moda brasileiras”, destaca Ana Repezza, diretora de negócios da ApexBrasil.

 

"Foi o período de ápice da retomada dos eventos presenciais. Também foi um momento de intensificação dos planos de internacionalização, com marcas articulando a abertura de lojas e de mercados. Esse movimento foi visível nos números: tivemos delegações recordes em várias feiras, além de uma quantidade expressiva de solicitações de apoios individuais", detalha Lilian Kaddissi, a superintendente-executiva de projetos estratégicos da Abit. E as novidades não acabam por aí. Até o final de 2023, está previsto o lançamento de uma plataforma de inteligência competitiva, o Passaporte Texbrasil. O portal dará todo o histórico da empresa dentro do Programa, com jornadas personalizadas, além de informações sobre compradores internacionais e países de interesse, entre outras funcionalidades. "A ferramenta dará um ganho de conhecimento e ajudará na evolução das empresas em seu grau de maturidade exportadora", garante Lilian.

 

Primeiras ações de 2024

 

Em 2024, o calendário começa com a Colombiatex, que acontece dos dias 23 a 25 de janeiro, e conta tradicionalmente com uma forte delegação brasileira. Em 2023, as 29 empresas brasileiras apoiadas pelo Programa fecharam USD 10 milhões em negócios, com projeção de mais de USD 70 milhões nos 12 meses subsequentes. Sediada em Medellín, a feira é uma das mais importantes da América Latina, destacando-se pela quantidade e qualidade de expositores e também pelo fato de ser o que inicia a agenda de negócios no continente.

 

Dos dias 6 a 8 de fevereiro, há outro evento também do segmento têxtil, a Première Vision Paris. Principal feira de fornecedores de insumos da Europa, conta com expositores de países como Itália, França e Reino Unido. O evento ocorre duas vezes por ano na capital francesa e conta com pavilhões divididos nos segmentos têxteis, designs (estampas), couros, fios, acessórios, smart creation e private label. Cada uma das áreas apresenta um fórum de produtos, tido pelos visitantes nacionais e internacionais como um dos mais relevantes do mundo.

 

Ainda no mês de fevereiro, a cidade de Nova York é palco da Coterie (dias 20, 21 e 22), uma das mais renomadas feiras de moda feminina e de acessórios dos Estados Unidos. A edição de setembro de 2023 teve um recorde de participação brasileira. Estiveram presentes 42 marcas nacionais com o apoio do Texbrasil e de outro projeto da Abit, o Vista Brasil, realizado em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). A expectativa é consolidar ainda mais a participação nacional na primeira edição de 2024.

 

Haverá ainda a realização do projeto D2C (direct-to-consumer), desenvolvido para atender as necessidades de empresas brasileiras que querem fazer negócios diretamente com o consumidor final dos Estados Unidos. A ação contará com uma equipe naquele país que realizará a operação, vendas e logística reversa.

 

A iniciativa permite que a empresa estabeleça uma conexão direta com o público norte-americano, eliminando intermediários. Dentre as vantagens do modelo de venda D2C, estão: controle da experiência dos clientes com a marca e produtos, maior margem de lucro nas vendas, informações dos hábitos de compra e preferências dos clientes. O projeto será realizado em parceria com a ShopCouture, uma plataforma americana integrada para atacado e varejo, com mais de 20 anos de experiência. Ela oferece soluções e suporte para empresas de qualquer porte, facilitando o acesso das marcas atendidas aos 60 mil clientes cadastrados, oferecendo serviços de logística e estrutura.

 

Em cada um desses eventos, o Programa seguirá dedicando seus esforços em apoiar as marcas brasileiras participantes, levando-as como expositoras, e assim fortalecendo sua atuação no mercado internacional. 

 

Sobre o Texbrasil

 

O Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira (Texbrasil) atua junto às empresas do setor têxtil e de confecção no desenvolvimento de estratégias para conquistar o mercado global. Ao longo de 22 anos, já auxiliou cerca de 1.900 marcas a entrar na trilha da exportação, realizando USD 9 bilhões em negócios. O Programa é realizado por meio de uma parceria entre a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

 

Para participar do Texbrasil, a empresa deve entrar preencher este formulário, ou falar com nossa área de Relacionamento pelo e-mail texbrasil@abit.org.br ou no telefone (11) 3823-6089.

 

Sobre a ApexBrasil

 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

 

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior.

 

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.