8 E 9 DE NOVEMBRO | FIESC - FLORIANÓPOLIS | SC

Tecido encauchado: a tecnologia que viajou da Terra do Meio, em Altamira Pará, para os laboratórios do Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras

01/11/2023

 

O desenvolvimento socioambiental da região da Amazônia é visto como uma responsabilidade global e as iniciativas empresariais podem contribuir para manter tanto a floresta em pé, quanto o bem-estar dos povos que vivem nela. É nesse cenário que nasceu o projeto em parceria com a empresa BossaPack, onde o Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras, do SENAI CETIQT, atuou aprimorando a tecnologia de produção de tecidos encauchados, através do emprego de tecnologias que não agridam a floresta e seus povos, gerando valor para a economia da floresta em pé e seus habitantes. 

Encauchados, como popularmente são chamados os tecidos impregnados com látex natural, são utilizados há décadas pelos extrativistas amazônicos na confecção de sacos e bolsas impermeáveis. A flexibilidade e impermeabilidade desse tecido chamaram a atenção dos pesquisadores da Mercur, que já trabalhavam resgatando a cultura da extração da borracha na Terra do Meio, em Altamira Pará. 

A Mercur, então, iniciou uma pesquisa em seus laboratórios, no Rio Grande do Sul, com o intuito de desenvolver uma formulação de látex natural e de processos de aplicação e vulcanização do látex em tecidos que trouxessem maior resistência e qualidade aos tecidos emborrachados. Os resultados dessa pesquisa foram uma formulação de látex e um processo minimamente estruturado, viáveis de serem aplicados nas comunidades extrativistas

A técnica tradicional do encauchado, a impermeabilização de tecidos a partir do uso de látex natural, foi aprimorada com o objetivo de desenvolver materiais com mais estabilidade e longevidade, a partir da colaboração entre produtores do povo indígena Xipaya, na Terra Indígena Xipaya (Território Xingu - PA), e as empresas Mercur e Bossapack.

O resultado desta colaboração é a linha de bolsas e mochilas Bossapack Itá Tia – "o nome foi sugerido pelos próprios indígenas Xipaya que produzem os tecidos encauchados e significa leite de árvore" conta Cláudio Martins, dono da marca. A linha de bolsas e mochilas Bossapack Ipá Tia é o resultado do trabalho coletivo da Bossapack, Mercur e produtores indígenas do povo Xipaya, da aldeia Tukayá, representados pela organização AITEX.

Para garantir a sustentabilidade e funcionalidade do projeto, o ISI Biossintéticos e Fibras atuou no desenvolvimento de corantes naturais, que pudessem ser utilizados para colorir o látex aplicado nos tecidos; no desenvolvimento do processo de vulcanização, que garantisse a qualidade, durabilidade e homogeneidade da matéria-prima, o tecido emborrachado; e na garantia de alcançar os objetivos deste projeto sem causar impactos ao meio-ambiente, respeitando o modo de vida e o sistema de produção de cada comunidade, por meio de tecnologias amigáveis ao meio ambiente. 

Esse produto (tecido encauchado), além de inovador, promove uma alternativa de renda, desenvolvimento social e fortalecimento de cadeias produtivas baseadas no extrativismo de modo a agregar e reter valor junto aos elos iniciais das cadeias produtivas, melhorando a qualidade de vida das populações atendidas.

A Bossapack

Situada no Rio de Janeiro, a Bossapack é uma empresa 100% brasileira, de bolsas e mochilas com foco na mobilidade urbana, que desenvolve os seus produtos utilizando a cultura brasileira como elo fundamental entre o desenvolvimento social e o fortalecimento do território e geração de renda local, trabalhando de forma colaborativa com artistas, designers e artesãos.

O SENAI CETIQT 

O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil – SENAI CETIQT – é formado pela Faculdade SENAI CETIQT, Instituto SENAI de?Inovação em Biossintéticos e Fibras (instalado no Parque Tecnológico da UFRJ, na Ilha do Fundão) e Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção, que é o responsável pela gestão dos projetos integrados com SEBRAE e com o Grupo SOMA. Inaugurado em 1949, é hoje um dos maiores centros de geração de conhecimento da cadeia produtiva química, têxtil e de confecção, setores que juntos geram cerca de 11,9 milhões de empregos no país.

Sobre o Congresso Internacional Abit

O Congresso Internacional Abit é a conferência anual da Abit. O evento promove, desde 2016, interação e networking entre empresários têxteis, confeccionistas, varejistas de moda e especialistas nacionais e internacionais, sempre trazendo muito conteúdo para o setor. Reúne, anualmente, mais de 390 pessoas em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em 2023, o evento acontece entre os dias 8 e 9 de novembro na FIESC em Florianópolis (SC).