8 E 9 DE NOVEMBRO | FIESC - FLORIANÓPOLIS | SC

Sessão Especial II fala sobre aliança pela descarbonização na moda

11/10/2023

O Congresso Internacional Abit tem a missão de promover debates sobre os assuntos mais pertinentes e relevantes quando falamos da indústria têxtil e de confecção. Na edição de 2023, teremos uma sessão especial para discutir a respeito da descarbonização na moda, no dia 8 de novembro. Também será apresentado o conteúdo de um material inédito que ajudará as empresas a atuarem em prol de uma agenda mais sustentável, denominado "Moda e Clima: um guia para medição e inventário de Gases de Efeito Estufa".

A indústria da moda é responsável por 4% do total global anual de emissões de gases de efeito estufa, causadores do aquecimento do planeta (Global Fashion Agenda, 2023). Por isso, vamos conversar sobre como todos os elos da nossa cadeia de valor podem colaborar para mitigar a emissão desses gases.

O diretor-superintendente da Abit, Fernando Valente Pimentel, é um dos participantes da sessão. “Nesse debate, traremos profissionais do nosso setor que estão atuando com esse tema dentro de suas empresas para apresentar na prática os desafios e as soluções para a descarbonização”, explica.

Edmundo Lima, diretor da ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), entidade que atua em prol do desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva que abastece o varejo de moda, é outro nome que estará presente. O executivo possui mais de 28 anos de experiência no segmento de bens de consumo e moda. 

Representando a indústria da moda, teremos Grasiela Moretto, diretora da Ufo Way, empresa produtora de jeans de Santa Catarina que se destaca pela busca de uma gestão e produção colaborativa, humana e eficiente. Também estará presente Daniela Cunha, gerente sênior de Responsabilidade Corporativa para as Américas na PVH, empresa que é dona de grandes marcas, como a Calvin Klein e a Tommy Hilfiger.

A sessão recebe ainda Marco Antônio Branquinho Junior, diretor-presidente da Cedro Textil. O executivo já foi homenageado com o título de Comendador da Ordem do Mérito do Trabalho Getúlio Vargas, um reconhecimento nacional pela atuação no desenvolvimento do campo de trabalho e na produção do bem-estar social.

Participará também Lucilene Danciguer, consultora sênior da Reos Partners e diretora do Colabora Moda Sustentável. Há mais de 30 anos, Lucilene trabalha com questões ambientais e sociais, desenhando e orientando iniciativas colaborativas.

 

Sobre o Congresso Internacional Abit

O Congresso Internacional Abit é a conferência anual da Abit. O evento promove, desde 2016, interação e networking entre empresários têxteis, confeccionistas, varejistas de moda e especialistas nacionais e internacionais, sempre trazendo muito conteúdo para o setor. Reúne, anualmente, mais de 390 pessoas em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em 2023, o evento acontece entre os dias 8 e 9 de novembro na FIESC em Florianópolis (SC).