8 E 9 DE NOVEMBRO | FIESC - FLORIANÓPOLIS | SC

Sebrae fomenta apoio às MPEs com o Vista Brasil, em parceria com a Abit

13/11/2023

 

 

 

Entre as diversas ações que o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) viabiliza para apoiar micro e pequenos empresários, existem os projetos voltados exclusivamente para a indústria têxtil e de moda. Um dos principais deles é o Vista Brasil (Programa de Competitividade e Promoção de Micro e Pequenas Empresas do Setor Têxtil e de Confecção), realizado em parceria com a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção). O objetivo é oferecer diversos produtos e serviços que impulsionam o desenvolvimento de negócios de micro e pequenas empresas.

 

Estão aptas a participar marcas que faturam até R$ 4,8 milhões, e não é necessário fazer nenhum tipo de adesão inicial. Entre as atividades desenvolvidas, está a atuação estratégica por meio de cursos, consultorias, ações comerciais e estudos, para que as empresas tenham ganho de qualidade, produtividade, competitividade e acesso à inovação. 

 

Os serviços oferecidos no projeto contribuem para melhorias de processos produtivos e criativos, estimulam os olhares para a inovação e abordam a importância da sustentabilidade, potencializando, assim, a atuação das MPEs. Lilian Kaddissi, superintendente-executiva de Projetos Estratégicos da Abit, comenta a importância do programa em parceria com o Sebrae. “Queremos estabelecer com essas empresas uma parceria estratégica, que seja realmente útil para o crescimento sólido dos negócios a longo prazo”. 

 

Já Adriana Menegaz, gestora nacional de moda do Sebrae, ressalta a importância do programa. “A parceria Sebrae e Abit, através do Vista Brasil, tem sido essencial para fortalecer o setor têxtil e de moda no cenário empreendedor de nossas empresas, com importante foco no desenvolvimento de pequenos empresários, além de impulsionar o desenvolvimento sustentável dos negócios”, afirma.

 

“As micro e pequenas empresas representam mais de 90% dessa cadeia produtiva, além de gerar milhares de empregos diretos e indiretos no país. Nossa parceria foi pensada para entregar soluções e colaborar de forma prática, objetiva e direta para o desenvolvimento de empresas e negócios do setor”, completa Adriana.

 

Como parceiro oficial do Congresso Internacional Abit, o Sebrae demonstra sua contribuição para o setor têxtil em um projeto que se baseia na criação de redes de apoio e geram avanços cruciais, levando à manutenção da competitividade e da saúde financeira de muitos dos pequenos empresários, que juntos são parte preponderante da indústria têxtil brasileira. 

 

Movimento “Compre do Pequeno”

 

Paralelamente, o Sebrae tem fomentado o movimento Compre do Pequeno, lançado para estimular o crescimento de micro e pequenos negócios pós-pandemia, especialmente em relação ao comércio eletrônico. 

 

Trata-se de iniciativas que vão desde vitrines virtuais até mesmo plataformas para emissão de?vouchers de produtos e serviços, incluindo sites de fornecedores com condições especiais para os empreendedores. O movimento permite que, mesmo quando o dono do empreendimento não esteja disponível, ele usufrua de um espaço para promover suas vendas e ter apoio para garantir sua receita.

 

As micro e pequenas empresas representam hoje 95% dos negócios no Brasil, e 44% desse universo atua no comércio e ainda respondem por 27% do PIB brasileiro, portanto precisam de estímulo para ampliar a participação no mercado.

 

Sobre o Congresso Internacional Abit

 

O Congresso Internacional Abit é a conferência anual da Abit. O evento promove, desde 2016, interação e networking entre empresários têxteis, confeccionistas, varejistas de moda e especialistas nacionais e internacionais, sempre trazendo muito conteúdo para o setor. Reúne, anualmente, mais de 390 pessoas em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em 2023, o evento acontece entre os dias 8 e 9 de novembro na FIESC em Florianópolis (SC).