8 E 9 DE NOVEMBRO | FIESC - FLORIANÓPOLIS | SC

Sebrae e Abit firmam parceria para a criação do Programa Vista Brasil

14/10/2022

O Sebrae, parceiro estratégico da sétima edição do Congresso, lançou junto com a Abit o Vista Brasil - Programa de Competitividade e Promoção de MPE do Setor Têxtil e de Confecção. Com abrangência nacional, a ideia do projeto é impulsionar os negócios das pequenas e microempresas do setor, por meio de ações multidisciplinares, de capacitação, análises de mercado a aspectos sustentáveis.

Os objetivos do projeto têm uma conexão direta com alguns dos painéis do Congresso Internacional Abit 2022, como o de “Inteligência Competitiva”, que aborda questões essenciais para o futuro do setor, levando insights, dados e casos que estimulem novos olhares e perspectivas para as empresas. O evento acontece em Belo Horizonte (MG), nos dias 3 e 4 de novembro e será 100% presencial.

Alavancar os negócios e a competitividade de micro e pequenas empresas em todo o território nacional é a missão do Vista Brasil. E para isso, o programa tem quatro eixos principais: Sensibilização (apresentação em todo o território nacional), Inteligência Competitiva (análises e mapeamentos de dados, como produção e do consumo), Desenvolvimento Sustentável (aumento do nível de conhecimento e aplicação pelas empresas de gestão sustentável, tecnologia e inovação), Acesso a Mercados (ações que promovem novos negócios para as micro e pequenas empresas do setor).

A coordenadora nacional de Moda do Sebrae, Anny Santos, reforça a importância dessa parceria. “Estamos felizes em celebrar essa aliança com a Abit, uma instituição entendedora do que são as dores e necessidades tanto dos pequenos, como de grandes negócios na indústria têxtil e de confecção. É muito mais do que uma parceria. É um projeto de futuro”, ressalta.

“Este Programa certamente terá muito êxito, porque cobre atividades que são fundamentais para a capacidade de empreender, de competir e de ser lucrativo de um negócio, num ambiente que envolva toda a agenda da sustentabilidade no seu aspecto mais amplo”, finaliza Fernando Pimentel, presidente da Abit.


Sobre o Congresso Internacional Abit

O Congresso Internacional Abit é a conferência anual da Abit. O evento promove, desde 2016, a interação e networking entre empresários têxteis, confeccionistas, varejistas de moda e especialistas nacionais e internacionais, sempre trazendo muito conteúdo para o setor. Reúne, anualmente, mais de 390 pessoas em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em 2022, o evento retorna ao formato físico e acontece entre os dias 3 e 4 de novembro no Minascentro, em Belo Horizonte (MG), paralelo ao Minas Trend.