29 E 30 DE OUTUBRO | FIESP | SÃO PAULO-SP

Rota SP de Arte e Cultura, jornada de imersão criativa e inspiradora

17/10/2025

Após dois dias de reflexões sobre o panorama atual e cenários futuros do Têxtil e da Confecção, participantes do Congresso Abit são convidadosà imersão nos caminhos da cultura e arte que permeiam negócios e a criação de moda 

 

Nada mais envolvente e criativo do que um desfile de carnaval. E nada mais surpreendente e instigante do que uma visita aos bastidores desta festa tão simbólica para a nossa cultura. E que tal complementar esta jornada de criatividade com uma imersão no universo da arte contemporânea, representada por obras de 150 países? 

Esta é a proposta e o convite que o Congresso Internacional Abit 2025 faz aos seus participantes: embarcar, no dia 31 de outubro,na Rota SP de Arte e Cultura, com visita à Fábrica do Samba e à 36ª Bienal de São Paulo 

Trata-se de umaexperiência, exclusiva para os congressistas,que propõe uma conexão vibrante entre o mundo dos negócios e a rica cena cultural paulistana. Mais do que passeio, será uma jornada de inspiração e troca de saberes, na qual criatividade, identidade e sustentabilidade são vivenciadas de forma lúdica e transformadora. 

 

Infraestrutura de criação e sustentabilidade 
Localizada na região central da capital, a Fábrica do Samba abriga 14 galpões distribuídos em três blocos, estruturados para atender às demandas criativas e logísticas das Escolas de Samba do Grupo de Acesso. Com pé-direito de 18 metros e 4 mil m² de área construída por galpão, o espaço reúne ateliês de costura, oficinas de serralheria e marcenaria, além de cozinhas, refeitórios, vestiários, áreas de modelagem de carros alegóricos e sistemas de reciclagem e combate a incêndios. É nesse ambiente pulsante de criatividade e trabalho coletivo que nascem as alegorias que encantam o sambódromo e revelam a força da cultura popular aliada à inovação e à sustentabilidade. 

 

 

Imersão na arte contemporânea global 
Na segunda parte do roteiro, os congressistas visitarão a 36ª Bienal de São Paulo — “Nem todo viandante anda estradas – Da humanidade como prática” — no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera. Reconhecida internacionalmente como uma das mostras de arte contemporânea mais importantes do mundo, esta edição reúne obras de mais de 150 países e promove uma experiência sensorial crítica sobre temas urgentes da atualidade. A curadoria propõe um percurso marcado pela diversidade de linguagens e pela intersecção entre arte, política, natureza e identidade, oferecendo aos participantes uma oportunidade única de ampliar repertórios, provocar reflexões e vivenciar o poder transformador da arte. 

Foto: Levi Fanan/Fundação Bienal de São Paulo 

 

Roteiro 

A programação inicia-se com a visita guiada à Fábrica do Samba, espaço onde nascem alegorias e fantasias do Carnaval paulistano. Os participantes mergulharão nos bastidores do processo artesanal que movimenta as Escolas de Samba do Grupo de Acesso, com destaque para práticas sustentáveis e reaproveitamento de materiais.  

Na sequência, o grupo segue para a36ª Bienal de São Paulo, no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, para uma imersão sensorial e reflexiva sobre os desafios do nosso tempo, por meio do diálogo entre arte, inovação e diversidade. 

A Rota SPde Arte e Culturaé um convite à expansão de horizontes, estímuloao pensamento criativo e afortalecer conexões entre cultura e gestão — temas que permearam intensamente os debates do Congresso.  

O valor da experiência é de R$ 500,00 e as vagas, exclusivas para os participantes do Congresso,são limitadas. Garanta sua presença acessando o link de inscrição: clique aqui. Faça parte desta jornada inspiradora e descubra novas formas de pensar o presente e o futuro dos negócios!? 

 

Programação do Rota SP de Arte e Cultura 

Dia: 31 de outubro 

9h – Saída 

9h30 – Fábrica do Samba 

Visita guiada ao espaço onde as Escolas de Samba do Grupo de Acesso dão vida aos desfiles do Carnaval de São Paulo. Durante o tour, os participantes conhecem de perto o processo criativo e produtivo por trás das alegorias e fantasias, além de temas relacionados à sustentabilidade, como o reaproveitamento e o descarte consciente de materiais. 

13h00 – Bienal de São Paulo 
Visita guiada pela principal exposição de arte contemporânea da América Latina, realizada no icônico Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera. A experiência oferece uma imersão nas tendências, linguagens e expressões artísticas que refletem os desafios e as transformações do mundo atual. Durante o percurso, os participantes são convidados a refletir sobre inovação, diversidade cultural e sustentabilidade por meio do diálogo entre arte e sociedade. 

15h00 – Retorno