30 E 31 DE OUTUBRO | SENAI CIMATEC - SALVADOR | BA

O futuro dos negócios

01/08/2024

 

Daniela Klaiman e o futuro dos negócios no Congresso Abit

O futuro dos negócios, no têxtil, no vestuário e demais mercados, passa necessariamente pelo conhecimento sobre o consumidor, sobre a análise de dados e, inevitavelmente, por novos cenários delineados pela tecnologia digital.

Empresários do setor têxtil e de confecção enfrentam um desafio constante: a necessidade de adequar suas empresas, marcas e produtos para atender às demandas do novo consumidor. Porém, realizar tais mudanças no dia a dia dos negócios não é uma tarefa simples, pois são inúmeras demandas operacionais e estratégicas que existentes. Daí surge a pergunta crucial: o que é preciso realmente mudar?

Neste contexto, o Congresso Internacional Abit 2024 traz, ao final da jornada de reflexão, a palestra da pesquisadora e futurista Daniela Klaiman.

CEO da FutureFuture e referência na área do Futurismo, a especialista parte da perspectiva de cenários futuros, trazendo tendências que impactam e transformam mercados.

Dona de invejável currículo, Daniela Klaiman foi eleita Women to Watch 2023 e é colunista da Época Negócios. Ela é futurista especialista em comportamento do consumidor, consultora e palestrante. Mestre em Tecnologia e Futurismo pela Universidade Hebraica de Jerusalém e formada em Future Driven Innovation pela Copenhagen Institute for Future Studies, é pós-graduada em Coolhunting & Trends pela Universidade de Barcelona. Foi Diretora de Consumer Insights e Tendências da Box1824 por cinco anos, Consumer Insights Manager da Nike Europa e é professora de Coolhunting e Futurismo da Universidade ESPM de São Paulo há mais de uma década.


Um mundo em constante transformação

O ritmo de mudanças no cenário atual é constante. Novas tecnologias, tendências de consumo e dinâmicas de mercado surgem a uma velocidade impensada. Isto significa que a adaptação não é uma tarefa única, mas processo contínuo.

Neste contexto desafiador, a consultora em Futurismo Daniela Klaiman oferece uma abordagem inovadora e positiva. Em vez de focar nos conflitos e dificuldades inerentes às transformações, Klaiman destaca as oportunidades que essas mudanças trazem. Para ela, ao entender e se preparar para as mudanças, os empresários podem transformar incertezas em oportunidades de crescimento e inovação.


Inteligência artificial, ferramenta acessível

Defensora da inteligência artificial (IA) como uma ferramenta prática e acessível para todos, a consultora a utiliza amplamente em suas apresentações. Demonstra como a IA pode ser utilizada de maneira eficaz para otimizar processos, melhorar a experiência do cliente e antecipar tendências de mercado. Klaiman mostra que a IA, antes vista como tecnologia distante e complexa, agora faz parte do cotidiano empresarial e pode ser diferencial competitivo.


Transformação proativa

A visão da futurista é de que os empresários podem ser proativos no processo de transformação. Isso significa não apenas reagir às mudanças, mas antecipá-las e utilizá-las a favor de seus negócios. Ela oferece insights sobre como as transformações tecnológicas e comportamentais podem ser vistas como oportunidades de inovação e crescimento.

 
Ansiedade de Futuro: Transformando Incertezas em Oportunidades

Daniela Klaiman, em sua palestra, abordará diferentes aspectos que impactam nos negócios do têxtil e do vestuário, incluindo desafios dos cenários nacional e internacional. Para isto, ela traz a Ansiedade de Futuro: como se preparar transformando incertezas em oportunidades como tema central da apresentação.

“Vivemos um momento de poli-crises e poli-tecnologias que atravessam nosso dia a dia e nossos negócios”, lembra. Neste sentido, complementa, Inteligência Artificial, mudanças climáticas, conflitos globais, novas gerações e redes sociais estão trazendo incertezas sobre o futuro e gerando uma crise global de ansiedade.

Como contraponto, Klaiman explora o lado positivo dessas transformações e apresenta o futuro como fonte inesgotável de oportunidades para inovação e crescimento. A consultora introduzirá conceitos e novos mindsets cruciais para o mundo corporativo a partir de agora, tais como: a Solidão do Líder, Estratégia Anti-Frágil, Coopetition, Bioeconomia e cuidado com a saúde mental.

 
Mundo dos negócios com nova abordagem

Em recente entrevista para o jornal Meio & Mensagem, Klaiman destacou quatro áreas que serão impactadas no futuro: novo consumo, novo social, novo corporativo e novas realidades.

No novo consumo, ela fala sobre as transformações nas novas gerações, com mudanças nos valores e nas escolhas de aquisições, como métodos de pagamento e rapidez na entrega. A pandemia acelerou essas mudanças, impulsionando o consumo imediato.

O novo social envolve mudanças nas interações humanas e na confiança, com tecnologias substituindo o contato pessoal. Plataformas como o Uber exemplificam isso, permitindo que qualquer pessoa se torne empreendedor ou consumidor, mas desafiando grandes monopólios.

No novo corporativo, as empresas devem buscar benefícios para todas as partes interessadas, com foco em impactos positivos reais. Isso exige colaboração para resolver problemas comuns de maneira sustentável e socialmente responsável.

Já as novas realidades abarcam a integração do mundo físico e digital, incluindo recursos de realidade aumentada e virtual.

A inspiradora apresentação de Daniela Klaiman integra a programação do Congresso Internacional Abit 2024. Faça parte desta transformação dos negócios em nosso mercado.