8 E 9 DE NOVEMBRO | FIESC - FLORIANÓPOLIS | SC

Minas Trend 30 termina com resultados positivos para o setor da moda

07/11/2023

Expectativa de negócios gerados no salão de negócios superou $ 26 milhões e cerca de 7 mil visitantes compareceram ao evento

O Minas Trend, o maior salão de negócios da América Latina, promovido pela FIEMG – Federação das Indústrias de Belo Horizonte e encerrado no dia 26 de outubro, no Minascentro, comprovou que o evento continua sendo um norte para o setor da moda e fiel ao propósito de funcionar como canal eficiente na relação de negócios entre expositores e clientes.

Além de estimular conexões com Belo Horizonte, mais especificamente com o Centro da cidade, ofereceu uma rica e diversificada programação de conteúdos, que contemplou todos os elos da cadeia produtiva da moda e aconteceu em vários espaços.

A 30a edição da feira contou com a participação de 125 estandes: 35 de vestuário, 36 de joias e bijuterias, 31 de bolsas e calçados e 15 de lingerie, moda praia e sleepwear. A novidade foi o lançamento do projeto Minas Trend Kids – Baby e Teens, que trouxe cerca de 50 dos maiores fabricantes de moda do setor, de várias regiões brasileiras, para conferir a proposta.

Flávio Roscoe, presidente da FIEMG, ressalta o sucesso dessa edição fundamentado nos dados econômicos: “Tivemos um balanço positivo, com expectativa de geração de mais de R$ 26 milhões em negócios e recebemos cerca de 7 mil visitantes durante os três dias. Esses números expressivos consolidam o evento como uma importante plataforma de geração de negócios para a indústria nacional, além de promover a qualidade e a versatilidade de seus segmentos”, pontua.

Os depoimentos dos representantes dos sindicatos setoriais, responsáveis pela captação de clientes e divulgação do salão de negócios, caminha na mesma direção. Patricia Rajão, diretora-executiva do Sindicalçados – Sindicato das Indústrias de Calçados, Bolsas e Cintos de Minas Gerais - explica que foram criadas todas as condições para que os lançamentos para o outono-inverno 24 fossem prósperos.

Segundo ela, mais de 300 lojistas foram convidados para conhecerem os lançamentos para o outono-inverno/24 dos setores de vestuário, calçados e bolsas, joias e bijuterias, com passagens e hospedagens pagas pela FIEMG, dentro do Projeto Comprador. “Foi surpreendente a adesão, porque sabemos da dificuldade do lojista em vender, com estoque de verão ainda parado, e com a antecipação do preview. Mesmo assim, o lojista veio e comprou mais do que na última edição”, garante, acrescentando que os dois primeiros dias do evento foram de intensa movimentação nos estandes especializados em calçados, bolsas e artefatos. A comprovação de resultados positivos se configura no interesse das empresas em participarem das duas próximas edições de 2024. “Posso afirmar que 100% dos que estiveram presentes na feira já assinaram um termo de confirmação”, enfatiza.

A empresa Luiza Barcelos faz coro à diretora. “Nossa marca está presente no Minas Trend desde sua primeira edição. E em 2023 não poderia ser diferente porque sabemos o quanto fazer parte da feira é importante para nós e para nossos clientes. Estamos otimistas para o próximo ciclo, porque recebemos mais lojistas do que o esperado e as vendas foram muito positivas. O inverno será um sucesso, sem dúvida”, afirma Luiza Barcelos, proprietária e coordenadora da equipe de estilo da grife.

Quem concorda é Elaine Vasconcelos, diretora-executiva do Sindijoias-MG, que representa o setor de joias e bijuterias do estado. “Tivemos bons compradores e fizemos excelentes negócios. Alguns bateram meta logo no primeiro dia da feira. Para abril, há fila de espera para participação”, revela, apontando que o resultado mostra uma recuperação das empresas pós-pandemia.

Nívia Marisguia, proprietária da Claudia Marisguia, veterana no mercado de bijoux, cujo trabalho é conhecido nacionalmente, considera que a marca colheu bons frutos. “Mais uma vez, o Minas Trend foi uma grande oportunidade de conexões, de validarmos nossa coleção e de prospectarmos novos clientes. Para o nosso segmento, ele é fundamental. Esta edição foi tão boa quanto a última”.

Nova configuração

A movimentação em torno de uma nova configuração do Minas Trend, que passou a acolher, desde abril, as empresas que trabalham no modelo pronta-entrega, tem se mostrado válida, conforme explica o presidente do Sindivest-MG – Sindicato das Indústrias de Vestuário de Minas Gerais, Rogério Vasconcelos.

Para a indústria que trabalha com moda festa, os dados são sempre redondos. A Marina Rodarte, por exemplo - que apresentou um desfile muito elogiado para comemorar os 40 anos, na programação do evento -, é um exemplo de como uma empresa longeva sabe se posicionar. “Nossos clientes vieram e compraram. A maior parte da venda das nossas coleções são realizadas no Minas Trend, a feira é muito importante para nossos negócios”, sinaliza Marina Rodarte.

“Sentimos que, devido à situação econômica no Brasil e no mundo, fatos que repercutem no cenário empresarial, o cliente que trabalha com pedidos foi mais contido nas compras, mas a movimentação do salão de negócios foi boa”, diagnostica Rogério. Ele aponta a volta dos desfiles como um fator relevante para resgatar o glamour do Minas Trend.

As marcas de pronta-entrega puderam se mostrar no desfile 4 Fashion Show e o desfile infantojuvenil, dentro do projeto Minas Trend Kids- Baby e Teens, que contou com a produção executiva da Top Agency, e sinaliza a entrada desse setor na feira, que obteve 100% de aprovação dos fabricantes convidados. “Eles ficaram impressionados com a estrutura que a FIEMG oferece para a fomentação de relacionamento e negócios. O projeto foi a cereja do bolo”.

Algumas marcas retornaram ao Minas Trend, como a Fleche d’Or, que, além da moda festa, oferece o casual. "Estar aqui valida a marca. O resultado foi muito bom”, observa a proprietária e estilista Sabrina Costa.

O Minas Trend foi uma realização do SESI, SENAI e FIEMG, com apoio master do Sebrae Minas e patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e Bling e conta com apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Prefeitura de Belo Horizonte e P7 Criativo.