"Menos de 10% das empresas têm processos mais integrados e próximos da indústria 4.0", afirma Matheus Fagundes, da Audaces
31/10/2022
Essa é uma das provocações que Matheus Fagundes, Diretor Executivo de Marketing e Vendas da Audaces, deve apresentar durante a sua palestra no painel "Tecnologia", que acontece no dia 3 de novembro, a partir das 13h30. O painel também conta com a participação de Giuseppe Gherzi, sócio da Gherzi, Braz Costa, diretor-geral do Citeve e Ricardo Aloysio e Silva, Gerente de Educação e Tecnologia do Senai MG.
E o debate aqui deve girar em torno da importância e dos impactos da tecnologia em materiais e em processos produtivos têxteis e de confecção, com atenção especial aos aspectos da Indústria 4.0 e da sustentabilidade. Os palestrantes abordam as estratégias voltadas à integração da cadeia produtiva, a eficácia dos processos produtivos, o uso adequado dos recursos naturais e a redução dos impactos ambientais.
De acordo com Fagundes, é interessante observar os movimentos que o setor realiza de acordo com as tendências tecnológicas que vieram para potencializar o que as empresas já fazem de melhor, seja realizando uma atividade de maneira mais rápida, mais completa, mais barata ou consumindo menos recursos.
"Hoje, podemos dizer que menos de 10% das empresas têm processos mais integrados e próximos da indústria 4.0, sendo que boa parte tem apenas algumas etapas digitalizadas. Diversas empresas ainda utilizam processos majoritariamente manuais e com excessivo desperdício de tempo e material", destaca o executivo.
Ao mesmo tempo, Fagundes ressalta que há avanços. “Quando pensamos em um cenário pós-pandemia, percebemos que o processo de confecção foi o segmento que mais demandou por tecnologia e se transformou. As ferramentas de criação em ambientes virtuais estão em alta, assim como ferramentas integradas, com redução de tempo de produção e de consumo de matéria-prima”, completa.
Como fazer melhor?
Ainda segundo Fagundes, para entender os impactos das tecnologias de automação e troca de dados no Brasil é preciso perceber que o país tem suas particularidades se comparado com outras nações. Além de ter uma cadeia produtiva complexa, também existe um grande número de pequenas empresas que não conseguem investir na implantação de automação, por exemplo.
“Um caminho é buscar alternativas, o famoso "pensar fora da caixa", pensar em por fontes alternativas para a resolução de problemas, construir um ambiente de colaboração e troca de experiências com outros que estão alguns passos à frente. E, claro, é importante entender a relação entre investimento e retorno de cada ação, afinal, depois de avaliar todas as opções, estima-se o impacto da sua implementação nos negócios”, completa.
Ele ainda conta que em sua palestra, deve apresentar as principais tendências que uma empresa deve adotar para se manter à frente de sua concorrência, e a minha provocação inicial é é o primeiro passo para promover a mudança e se manter atualizado.
Sobre o Congresso Internacional Abit
O Congresso Internacional Abit é a conferência anual da Abit. O evento promove, desde 2016, a interação e networking entre empresários têxteis, confeccionistas, varejistas de moda e especialistas nacionais e internacionais, sempre trazendo muito conteúdo para o setor. Reúne, anualmente, mais de 390 pessoas em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em 2022, o evento retorna ao formato físico e acontece entre os dias 3 e 4 de novembro no Minascentro, em Belo Horizonte (MG), paralelo ao Minas Trend.