Megatendências de consumo e seus impactos no mundo dos negócios
06/09/2024
Camila Toledo traz insights sobre megatendências e futuro do consumo
Cenários complexos de mercado exigem cada vez mais dos empreendedores reflexão sobre o entorno e o próprio negócio, com atitudes assertivas visando à longevidade da marca.
O segundo dia (31/10) do Congresso Internacional Abit 2024, no auditório do Senai Cimatec, em Salvador, inicia-se com a palestra da especialista em marketing Camila Toledo, diretora da consultoria internacional de tendências Fashion Snoops.
Com o tema “Megatendências de consumo e seus impactos no mundo dos negócios”, a especialista faz uma convocação a que o público presente reflita sobre as mudanças no comportamento humano. São transformações que, segundo ela, podem repercutir fortemente nas estratégias das empresas.
Entender o comportamento do consumidor
A especialista, que traz para a apresentação sua expertise em tendências de moda e marketing, destaca a importância de se compreender o desempenho da sociedade. “Vim para a moda trazendo na bagagem o olhar sobre o comportamento do consumidor”, observa.
Ela ressalta que também é preciso olhar para o consumidor e para a sociedade como um todo com perspectiva de futuro. “Moda não é apenas um produto. O que se tornou crucial para as marcas é acompanhar tendências e antecipá-las”.
Perspectivas para sobrevivência das marcas
“Se as marcas querem sobreviver, precisam olhar para o consumidor dentro de uma nova ótica”, afirma Camila, enfatizando ser fundamental que as empresas não se apeguem a um entendimento único sobre seus consumidores.
A mentalidade e os desejos de compra, assinala, mudam com cada geração. “Basta constatar que o receio das compras online deu lugar a este modelo de compra praticamente no cotidiano, independentemente da idade do público-alvo”.
Investimento em inovação tecnológica
O investimento em inovação tecnológica é outro pilar em destaque. “Quais inovações merecem atenção? Onde a empresa e a marca colocarão o dinheiro para estarem vivas nos próximos cinco ou dez anos?”
A executiva lembra que o avanço de tecnologias deve motivar as empresas a refletirem sobre a aplicação de recursos para se manterem relevantes e competitivas.
Previsões e adaptação à digitalização
Participante em um dos painéis do Congresso Abit em 2019, Camila Toledo trouxe já naquele momento o chamado a que empresas do setor invistam em Inteligência Artificial. “Foi uma previsão que se confirmou com a pandemia”, frisa. E acrescenta que empresas atentas e decididas a trazer novas tecnologias e à digitalização de dados para seus negócios conseguiram se adaptar com mais agilidade, “sobrevivendo àquele período desafiador”.
Planejamento estratégico e comunicação assertiva
Estes são dois dos aspectos que serão tratados amplamente na palestra. Encorajando a um planejamento estratégico de longo prazo, Camila Toledo argumenta, por exemplo, que é preciso projetar a empresa para daqui a cinco ou dez anos. Um planejamento inadequado, na visão da especialista, pode resultar em custos mais altos para implementação de tecnologia, por exemplo.
A especialista também destaca a comunicação assertiva. “O que fazer para que as pessoas prestem atenção na minha marca e não na do concorrente?” A resposta tem como ponto de partida a conexão com a sociedade de maneira eficaz e inovadora, o que também será abordado em detalhes na palestra.
O fato é que há playeres que trabalham com sucesso este plano de longevidade, atentos à assertividade das ações. “Temos exemplos de pontos de venda no mundo que se adaptam sutilmente às mudanças no comportamento dos consumidores”, comenta. Assim, traduzem os valores “ao longo do tempo por meio da comunicação e da experiência que oferecem ao consumidor”.
Confira a programação completa clicando aqui, e aproveite tud o que o Maior evento de conteúdo do nosso setor tem para te oferecer.
Acesse as notícias do evento e entenda melhor sobre os paineis do evento, as marcas participantes, palestras magmas e muito mais!!!
Não fique de fora dessa edição, aproveite o valor promocional do segundo lote e garanta agora a sua vaga!
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE
Seja parte da transformação global da indústria têxtil e de confecção. O futuro começa aqui, no Congresso Internacional ABIT 2024.