29 E 30 DE OUTUBRO | FIESP | SÃO PAULO-SP

Estudo do SENAI CETIQT vê indústria T&C na perspectiva de 2030

13/10/2025

Livro reúne estudos prospectivos sobre sustentabilidade, descarbonização, inteligência artificial e digitalização como forças estruturantes da indústria 

 

O SENAI CETIQT lança, em novembro, o livro Visão de Futuro 2030 – Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável do Setor Têxtil e de Confecção, que apresenta dados e análises atualizadas sobre a indústria. O lançamento ocorre uma década depois da primeira versão, confirmando previsões anteriores e apontando novas perspectivas para o setor até 2030.  

A obra será apresentada oficialmente durante o Congresso Internacional Abit 2025, nos dias 29 e 30 de outubro, no auditório da FIESP, em São Paulo. Segundo o gerente de Desenvolvimento Estratégico Sustentável do SENAI CETIQT, Marcelo Ramos, o estudo “é fruto de um trabalho aprofundado com apoio da ABIT, que busca compreender os vetores de transformação da indústria e os caminhos para um setor mais sustentável”.  

 

Forças que moldam a indústria 

Ramos destaca duas grandes forças que estruturam a pesquisa: “De um lado, sustentabilidade e descarbonização; de outro, inteligência artificial e digitalização. Essas forças atravessam toda a cadeia produtiva, influenciando desde o desenvolvimento de materiais até o consumo e o pós-consumo.” 

O livro reflete o ciclo completo da cadeia têxtil, Materiais → Produção → Distribuição → Consumo → Pós-consumo, e apresenta uma abordagem inovadora ao tratar Sustentabilidade e Economia Circular em capítulos complementares: Sustentabilidade e Descarbonização, que define a direção estratégica; e, Economia Circular e Pós-Consumo, encerrando a obra, simboliza a regeneração do setor. Essa estrutura sintetiza a complexidade da indústria e suas múltiplas camadas de transformação. 

Os autores, Ricardo Cecci e Camila Costa, resumem o propósito da obra: 
“Buscamos criar um guia vivo e aplicável, que unisse visão estratégica e ação prática. Mais do que descrever tendências, procuramos mostrar como cada força pode ser transformada em base para um novo ciclo de desenvolvimento do setor até 2030.” 

 

Cenários e competências futuras 

O estudo faz parte da metodologia prospectiva do SENAI CETIQT, que projeta cenários e orienta a formação profissional “com base em tendências econômicas, sociais, tecnológicas e geopolíticas”, detalha Ramos. Tais cenários ajudam a definir os novos perfis profissionais exigidos pela indústria. “Nossos currículos são baseados em competências, não em disciplinas, e refletem as habilidades técnicas e socioemocionais necessárias para atuar nesse novo contexto”, afirma.  

 

Brasil e a liderança verde 

O levantamento aponta que o Brasil pode assumir papel de liderança na economia verde do setor têxtil e de confecção. “O país tem potencial para ser referência em sustentabilidade e economia circular”, observa Ramos. O estudo também aponta a descarbonização é tratada como eixo central para orientar tecnologias e inovações que reduzam impactos ambientais e fechem o ciclo produtivo no pós-consumo. O levantamento, segundo ele, é “um instrumento vivo, que evolui conforme as transformações do mercado e da sociedade, tendo 2030 como marco de referência”. 

 

Acesso ampliado e versões da obra 

Além da edição impressa, o livro terá versão digital e uma edição executiva, voltada a gestores e tomadores de decisão. “Queremos que o maior número de pessoas envolvidas com o setor tenha acesso aos dados”, ressalta Ramos. 

 

Parceria e futuro 

Ramos reforça o papel do SENAI CETIQT como parceiro estratégico das empresas do setor. “A partir dos resultados do estudo, quem identificar oportunidades ligadas à educação, inovação ou desenvolvimento tecnológico encontrará na instituição um aliado fundamental”, conclui.