Consumo: valores e conceitos emergentes será tema do Painel 2
18/08/2023
No primeiro dia do Congresso Internacional Abit, a programação prevista no Painel 2 irá debater como os valores e conceitos emergentes relacionados à colaboração e à sustentabilidade estão impactando o campo do consumo e a cooperação entre as empresas.
“Este assunto foi escolhido, pois precisamos conhecer melhor o comportamento dos consumidores e como as empresas podem atuar em conjunto para melhor atender às suas necessidades, principalmente no que tange à sustentabilidade e tecnologia”, explica Fernando Pimentel, diretor superintendente e presidente emérito da Abit.
Participarão do painel Renato Meirelles, Adriana Morasco e Christiano Coelho. Eles vão analisar a criação e oferta aos consumidores de produtos, processos produtivos e serviços que estejam em sintonia com valores emergentes da sociedade.
Renato Meirelles é presidente do Instituto de Pesquisa Locomotiva, que atua com dados de pesquisas para traçar estratégias empresariais e também é fundador do Data Favela, focado nas classes C, D e E. Comunicólogo e escritor, Renato é especialista em consumo e opinião pública brasileira. Colaborou no livro “Varejo para baixa renda” e também é o autor do “Guia para enfrentar situações novas sem medo” e do livro “Um país chamado favela”.
Adriana Morasco é vice-presidente da The Lycra Company - Americas, companhia detentora da marca LYCRA, especializada em tecidos tecnológicos. Ela é engenheira têxtil formada pela FEI, com pós-graduação na FGV, MBA pela ESPM e em finanças na Columbia University. Segundo Adriana, ela pretende guiar a indústria têxtil para uma produção mais sustentável e que estimule a economia circular, com base no desenvolvimento de novas tecnologias.
Christiano Coelho é diretor de operações da Vert para a América do Sul, empresa que cria modelos tênis de maneira única e original, misturando projetos sociais, justiça econômica e materiais ecológicos. Ele possui mais de 20 anos de experiência atuando na gestão e consultoria de marcas e negócios, como Under Armour, Rider, Ipanema e Olympikus.
Segundo a CNI - Confederação Nacional da Indústria, 74% dos brasileiros afirmam adotar hábitos ambientalmente sustentáveis. De acordo com a pesquisa de janeiro de 2023, 59% dos consumidores já deixaram de adquirir algum produto ou serviço devido a violações a direitos trabalhistas, crimes ambientais e discriminação de qualquer tipo (econômica, racial, religiosa, orientação sexual, de gênero, etc.).
Sobre o Congresso Internacional Abit
O Congresso Internacional Abit é a conferência anual da Abit. O evento promove, desde 2016, a interação e networking entre empresários têxteis, confeccionistas, varejistas de moda e especialistas nacionais e internacionais, sempre trazendo muito conteúdo para o setor. Reúne, anualmente, mais de 390 pessoas em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em 2023, o evento acontece entre os dias 8 e 9 de novembro na FIESC em Florianópolis - SC.