8 E 9 DE NOVEMBRO | FIESC - FLORIANÓPOLIS | SC

Conheça projetos inovadores da Firjan SENAI, patrocinadora do Congresso Internacional Abit

27/10/2021

A indústria está em constante desenvolvimento, abraçando novos desafios, tecnologias e novas formas de fazer negócios. A Firjan SENAI, patrocinadora do Congresso Internacional Abit 2021, tem como missão formar profissionais preparados para essas transformações. 

Os alunos da entidade têm acesso à teoria da sala de aula e à pratica intensiva em oficinas e laboratórios modernos, que refletem a realidade da indústria brasileira.  Conheça abaixo as conquistas de alguns alunos dos cursos de moda da Firjan SENAI.

 

Inclusão, por Pedro Henry, 19 anos, de Guarapari (ES)

Com apenas 19 anos, Pedro Henry, foi apresentado ao mundo da moda do polo da Firjan SENAI, localizado em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. Foi lá que ele teve a oportunidade de desenvolver duas peças de roupas exclusivas, com foco em pessoas cadeirantes. Para a criação de um short e um casaco, Pedro inspirou-se na história de Júlia, uma jovem que ficou paraplégica aos 12 anos devido a uma doença degenerativa. 

“A minha peça tem melhor adaptação em funcionalidade na questão de corpo. E ela foi total adaptada para que não tenha desgaste. Eu uso botões de imãs, velcro e elástico”, conta. 

 

O futuro, Juliana Fernandes Braz, 24 anos, de Nova Friburgo

“Eu participei do projeto novos talentos, no qual o tema era o futuro da moda, e eu escolhi falar sobre arquitetura fashion. Foi muito legal misturar tecnologia com a criatividade”. O depoimento é de Juliana Fernandes, aluna que entrou no polo da Firjan SENAI pelo curso de assistente de moda, e logo emendou uma série de formações. Para o concurso, ela desenvolveu um corselet do futuro em sobreposição a estrutura em impressão 3D. 

Além da aprendizagem, a jovem também conseguiu um emprego por meio da Firjan SENAI. Em dezembro de 2020, foi indicada para a vaga de auxiliar de modelagem em uma empresa da região e na área que ela gosta, a de criação.

 

Bordando o futuro, por Beatriz Possati, 25 anos, de Nova Friburgo (RJ)

Enquanto cursava engenharia de produção, Beatriz Possati, se apaixonou pela moda. A jovem descobriu o seu interesse durante trabalhos com produção de eventos, e logo ingressou na Firjan SENAI. Nos últimos anos, formou-se em quatro cursos: modelagem, assistente de estilo, produção de moda e técnico em vestuário. Neste meio tempo, Beatriz submeteu um projeto ao Woman Dior, programa anual de moda realizado pela famosa marca francesa em parceria com a Unesco. 

“O meu projeto era focado em ensinar bordado para crianças em situação de vulnerabilidade. Mais de 100 projetos foram submetidos para a análise, e o meu ficou entre os seis melhores. Foi o SENAI que me preparou para esse desafio”, explica Beatriz. Ela propôs a criação de uma oficina com atuação em um orfanato. A ideia é ensinar jovens a terem sua própria renda. Beatriz também sonha com uma carreira em moda, como a dona de uma marca de peças casuais e atemporais, com aplicações em bordado. 

 

Campeonato de ourivesaria, por Larissa Rodrigues, 21 anos, do Rio de Janeiro

Larissa Rodrigues, formada ourives na escola de Joalheria da Firjan SENAI, é a única aluna mulher da história do polo do Rio de Janeiro. Quem incentivou a jovem a seguir a carreira foi o seu irmão, Leonardo, que se formou no mesmo curso técnico e se tornou campeão mundial no WorldSkills, em 2015, na categoria joalheria.

Larissa não contentou-se em ser apenas a primeira mulher em sua escola. Ela também disputou a etapa estadual e se tornou a primeira mulher a representar o Rio no torneio nacional. E agora, com um treinamento de oito horas por dia criando peças únicas com pedras preciosas, por meio de técnicas tradicionais, ela aperfeiçoa a sua técnica. Seu sonho é chegar ao campeonato mundial e tornar-se a a primeira mulher a ser campeã na categoria. 

 


TAGS: Congressoabit moda congresso de moda congresso textil firjan