8 E 9 DE NOVEMBRO | FIESC - FLORIANÓPOLIS | SC

Congresso Abit enxerga um setor têxtil mais integrado nos próximos anos

14/11/2023

 

 

Na última semana, durante os dias 8 e 9 de novembro, a edição de 2023 do Congresso Internacional Abit trouxe muito conhecimento com debates pertinentes sobre a indústria têxtil e que ações colaborativas serão tomadas para o futuro em prol da boa competitividade no setor. O evento aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e reuniu mais de 400 decisores do setor têxtil e de confecção. 

 

Com o tema “Redes, conexões e fronteiras”, os painéis elucidaram as estratégias que players da indústria devem adotar buscando o crescimento em rede. Questões como o futuro do varejo, novas tecnologias e ações de ESG fizeram parte do debate. "Os consumidores estão demandando propósito e sustentabilidade das empresas, e precisamos trabalhar essa agenda em todos os elos da cadeia", disse o Diretor-Superintendente da Abit, Fernando Valente Pimentel. 

 

Além de Pimentel, a cerimônia de abertura teve a presença de Mario Cezar de Aguiar, Presidente da Fiesc; Giuliano Donini, Presidente da Câmara de Desenvolvimento da Indústria da Moda da Fiesc; Edgard Usuy, Secretário do Planejamento do Estado de Santa Catarina, e o Senador Esperidião Amin, líder da Frente Parlamentar Mista José de Alencar para o desenvolvimento da indústria têxtil e de confecção.

 

A abertura do primeiro dia contou com Ricardo Contrera, sócio-fundador da Mosaiclab, que falou sobre o consumidor do amanhã. O palestrante trouxe uma reflexão sobre como os costumes impactam os hábitos, fazendo uma leitura das características que unem os povos latinos, as fortalezas e pontos de melhoria na região, suas preocupações, anseios e desejos de consumo. "O setor de vestuário é um dos principais desejos de consumo para as pessoas nos próximos anos", afirmou.

 

Os painéis seguiram com os temas "Mercado: Das fronteiras às pontes", "A importância das políticas industriais" e "Tecnologia, integração e organização em redes". O primeiro dia foi finalizado com uma sessão especial que marcou o lançamento do Guia Moda e Clima para descarbonização da indústria têxtil e de confecção. A iniciativa é da Abit, ABVTEX e SENAI CETIQT e contou com a consultoria da Reos Partners.

 

Segundo dia

 

Luiz Alberto Marinho, sócio-diretor da Gouvêa Malls, abriu o segundo dia falando sobre o consumidor na Omniera. Segundo uma pesquisa McKinsey, os clientes têm se tornado cada vez mais exigentes. No estudo, ainda se constata que 87% dos consumidores preferem realizar compras online. Dentro do espectro de análise do comportamento dos consumidores, nota-se uma relação direta entre o que o consumidor busca e os avanços dos canais digitais. Na sequência, houve debates sobre materiais avançados, parcerias público-privadas, ações colaborativas e sustentabilidade. 

 


A palestra de encerramento trouxe a executiva Rachel Maia, CEO da RM Consulting, que já atuou em marcas como Lacoste e Pandora. Ela ressaltou como é de responsabilidade conjunta da indústria que as pessoas fiquem cada vez mais conscientes de práticas sustentáveis, como o ESG, visando preservar o planeta. “O nosso desafio é criar estratégias que tragam as pessoas para a mesma página para que o ESG possa realmente acontecer”, concluiu.

 

A edição 2024 do Congresso Internacional Abit já está confirmada e deve acontecer em Salvador, na Bahia.

 

Sobre o Congresso Internacional Abit

 

O Congresso Internacional Abit é a conferência anual da Abit. O evento promove, desde 2016, interação e networking entre empresários têxteis, confeccionistas, varejistas de moda e especialistas nacionais e internacionais, sempre trazendo muito conteúdo para o setor. Reúne, anualmente, mais de 390 pessoas em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em 2023, o evento acontece entre os dias 8 e 9 de novembro na FIESC em Florianópolis (SC).