8 E 9 DE NOVEMBRO | FIESC - FLORIANÓPOLIS | SC

ApexBrasil celebra parceria com a Abit e participa do Congresso Internacional Abit 2022

25/10/2022

Aliada da Abit há mais de 20 anos, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) é parceira apoiadora do Congresso Internacional Abit e, neste ano, a instituição participa também de um dos painéis da conferência “Relações político-institucionais e investimentos”, que aborda a importância da integração e da cooperação entre governos e instituições setoriais para construir políticas públicas aceleradoras da inovação e da competitividade. A sétima edição do Congresso acontece nos dias 3 e 4 de novembro, presencialmente, no Minascentro, em Belo Horizonte (MG).

O trabalho da ApexBrasil também se relaciona com o propósito do congresso em muitos aspectos, afinal a agência atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira, incluindo o setor têxtil e de confecção. E ainda valoriza temas que serão debatidos no evento, como sustentabilidade, inovação, tecnologia e seus impactos no mercado, entre outros. 

Para alcançar seus objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

Ainda no âmbito das iniciativas de promoção das exportações brasileiras, uma das  mais bem-sucedidas ações da instituição é a execução de parcerias com associações empresariais representantes de diversos setores da economia brasileira, por meio de projetos setoriais. Trata-se de um modelo de parceria público-privada capaz de diluir custos e ampliar a projeção internacional dos participantes. Atualmente, a ApexBrasil possui mais de 50 projetos setoriais vigentes, em diversos setores da indústria e serviços e do agronegócio. 

 

História de sucesso

Um dos primeiros projetos setoriais criados pela ApexBrasil, ainda no ano de 2000, foi o Texbrasil, em parceria com a Abit. Ou seja, já são mais de 21 anos trabalhando em conjunto para promover a internacionalização da indústria têxtil e da moda brasileira, em uma clara soma de esforços e experiências. A ApexBrasil, entra com a sua ampla experiência nos negócios internacionais, o que inclui inteligência e promoção comercial, enquanto a Abit entra com a força de um setor que conta com 24,6 mil empresas e 1,36 milhão de trabalhadores. 

Os convênios com a Abit são renovados a cada dois anos e o último, finalizado em maio deste ano, apoiou mais de 370 empresas, englobando diferentes níveis de maturidades de exportação – desde as aprendizes até as mais experientes, distribuídas nas cinco regiões brasileiras. O programa atua em toda a cadeia têxtil – do fio ao produto acabado – com foco em 4 verticais: têxtil, cama, mesa e banho, tecidos técnicos e não tecidos e vestuário.

“O Texbrasil tem uma visão estratégica muito clara: o Programa procura ser um hub acelerador do mercado têxtil e de moda para o mundo. Começamos esse novo Convênio muito mais otimistas por conta da retomada dos eventos presenciais, mas também absorvemos muito aprendizado frente aos desafios impostos pela pandemia, então agora nosso objetivo é ampliar e intensificar as atividades inovadoras, como as ações de negócios digitais e e-commerce, além de ações de sustentabilidade”, ressalta Mariele Lais Christ, Gestora de Projetos Setoriais da ApexBrasil.

E ao longo dos anos de parceria, o Texbrasil tem demonstrado dinamismo e agilidade em se adaptar aos desafios do cenário atual. Diante da pandemia da Covid-19, o programa rapidamente redesenhou algumas de suas ações para o formato digital. Destacam-se a consolidação das rodadas de negócios on-line, a participação em feiras e showrooms virtuais, além da inserção das marcas em marketplaces de moda on-line. 

“Queremos seguir fortalecendo o Texbrasil como ponte na integração das pontas, assim como ampliar a reputação de especialista em exportação e internacionalização de empresas e produtos brasileiros”, reforça Lilian Kaddissi, Superintendente Executiva de Projetos Estratégicos da Abit.

 

Sobre o Congresso Internacional Abit

O Congresso Internacional Abit é a conferência anual da Abit. O evento promove, desde 2016, a interação e networking entre empresários têxteis, confeccionistas, varejistas de moda e especialistas nacionais e internacionais, sempre trazendo muito conteúdo para o setor. Reúne, anualmente, mais de 390 pessoas em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em 2022, o evento retorna ao formato físico e acontece entre os dias 3 e 4 de novembro no Minascentro, em Belo Horizonte (MG), paralelo ao Minas Trend.