29 E 30 DE OUTUBRO | FIESP | SÃO PAULO-SP

Algodão com rastreabilidade em foco

01/09/2025

O Movimento Sou de Algodão e a Abrapa apresentam o programa SouABR no Congresso Internacional Abit 2025, destacando sustentabilidade e inovação na moda. 

 

SouABR no Congresso Abit 

O Movimento Sou de Algodão tem lugar reservado no Congresso Internacional Abit 2025, que se realiza nos dias 29 e 30 de outubro, na sede da Fiesp, em São Paulo. Com espaço próprio no hall de expositores, a iniciativa, idealizada e gerida pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), leva ao público o amplo leque de ações em torno do algodão brasileiro, que coloca o Brasil em primeiro lugar no pódio de exportadores da fibra.  

Segundo a diretora de relações institucionais da Abrapa e gestora do movimento Sou de Algodão, Silmara Ferraresi, a participação da entidade no encontro tem como principal objetivo disponibilizar aos participantes todas as características, potencialidades e benefícios do Programa Sou ABR. O programa, que alia rastreabilidade, transparência e sustentabilidade à moda brasileira, representa um avanço importante, segundo a executiva. “O SouABR garante que o consumidor tenha em mãos um produto rastreável e produzido com respeito ao meio ambiente e às pessoas”. 

 

Códigos e caminhos da rastreabilidade 

Com o SouABR, cada peça de algodão pode ter sua trajetória acompanhada desde o campo até o varejo. A tecnologia blockchain garante que os dados sejam registrados e não possam ser alterados. O acesso é simples: basta escanear o QR Code na etiqueta da roupa. 

“Queremos oferecer confiança e credibilidade. O consumidor pode ver, de forma transparente, toda a cadeia produtiva envolvida naquela peça, desde a fazenda até a loja”, explica SilmaraFerraresi. 

 

Um movimento em crescimento 

Criado em 2016 pela Abrapa, o Movimento Sou de Algodão surgiu com o propósito de unir a moda brasileira à responsabilidade socioambiental. O objetivo principal é despertar uma consciência coletiva em torno do consumo responsável.“Respiramos moda brasileira, costuramos responsabilidade. Essa é a essência do Sou de Algodão desde o início”, afirma a gestora. 

 

Propósitos e pilares 

O movimento atua com base em três pilares estratégicos: promocional, negócios e informacional. Cada um deles reúne projetos que abrangem desde campanhas de comunicação até ações de mercado e projetos educativos. 

Segundo Silmara, a força do Sou de Algodão está na união de diferentes públicos. “Falamos com consumidores, estilistas, indústria têxtil e toda a cadeia produtiva. Essa conexão é o que nos permite avançar”. 

Silmara Ferraresi

 

Responsabilidade socioambiental 

A responsabilidade é a espinha dorsal do movimento. O algodão certificado ABR (Algodão Brasileiro Responsável) garante práticas alinhadas a três dimensões: ambiental, social e econômica. “Com o ABR, asseguramos que a produção respeita o meio ambiente, a legislação trabalhista e contribui com o desenvolvimento local”, ressalta Silmara. 

 

Inovação com o SouABR 

Lançado em 2021, o SouABRune rastreabilidade, certificação e promoção. Ele conecta programas já existentes da Abrapa, como o Sistema Abrapa de Identificação (SAI) e a certificação ABR, em uma plataforma que chega ao consumidor final. 

Algumas marcas já habilitadas ao programa são: Almagrino, C&A, Calvin Klein, Dohler, Renner, Reserva, duas marcas da Veste S.A Estilo (Dudalina e Individual) e Youcom. Atualmente ativas são: Almagrino, C&A, Calvin Klein, Dohler e duas marcas da Veste S.A Estilo (Dudalina e Individual).  

 

Números da certificação 

Os resultados já impressionam: são 99 fazendas certificadas, 79 produtores, mais de 79 mil fardos de algodão rastreados, 4 milhões de quilos de fios e mais de 460 mil peças com QR Code já disponíveis ao consumidor. “Esses números mostram a credibilidade do programa e o quanto o mercado já está preparado para dar esse salto em transparência”, destaca a gestora. 

 

O Brasil no cenário mundial 

O Brasil é hoje o terceiro maior produtor e o principal exportador de algodão do mundo. Além disso, é o maior fornecedor global da fibra licenciada pela Better Cotton. “Temos uma posição estratégica e queremos consolidar o país como referência em algodão responsável, rastreável e de qualidade”, afirma a Silmara. 

 

Moda e engajamento 

O Sou de Algodão também se destaca pela aproximação com o setor da moda. O movimento já promoveu mais de 30 participações em eventos como São Paulo Fashion Week e Casa de Criadores, além de lançar concursos e projetos voltados a estudantes e jovens estilistas. “Nosso acervo já reúne mais de 300 peças desenvolvidas por parceiros. Moda e responsabilidade caminham juntas quando pensamos em longo prazo”, comenta Silmara. 

 

Desafio para estudantes 

Entre os destaques está o Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores, considerado o maior concurso do país para universitários de moda. Com inscrições abertas até o dia 28 de fevereiro de 2026, a competição chega à sua quarta edição no próximo ano. “Incentivar novos talentos é parte fundamental do nosso trabalho, porque eles serão os futuros agentes de transformação da moda brasileira”, destaca a executiva.  

 

Expansão digital e negócios 

No pilar de negócios, o movimento vem ampliando sua rede de marcas parceiras, que já soma mais de 1.800. Desde 2023, os produtos também podem ser encontrados no marketplace do Mercado Livre. “Estamos criando oportunidades para que as marcas parceiras tenham mais visibilidade e o consumidor encontre facilmente produtos com algodão, certificados ou não”, explica Silmara. 

 

Conteúdo e educação 

O eixo informacional inclui parcerias com universidades, produção de conteúdo em plataformas digitais e experiências imersivas em fazendas produtoras. O objetivo é levar conhecimento sobre a cadeia do algodão ao público jovem.“Educar é fundamental para que o consumo consciente se torne natural nas próximas gerações”, assinala. 

A executiva frisa que há todo emprenho para que “o consumidor perceba que moda pode, sim, ser responsável e inovadora. O SouABR é uma prova disso”.