8 E 9 DE NOVEMBRO | FIESC - FLORIANÓPOLIS | SC

ABDI fomenta nova era digital para trazer avanços no setor têxtil

01/11/2023

 

Vivemos em constantes transformações digitais, e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) acredita que esse fenômeno pode ser bem aproveitado se usados os recursos certos. Uma indústria têxtil cada vez mais digital estaria mais preparada para encontrar saídas que resolvam desafios do setor, como gestão de resíduos e impactos ambientais e sociais gerados pelos meios de produção.

Para a Agência os benefícios são múltiplos e vão desde o corte preciso do tecido à comunicação com o público por meio da visualização 3D. Também incluem aspectos ambientais, como o menor consumo de água da impressão digital e a implantação de itens como inteligência artificial, robótica, nanotecnologia, realidade aumentada, big data e inovações surgidas de parcerias com startups.

Porém, ainda há barreiras até a inserção de tais elementos. Uma delas é o custo dos investimentos necessários para a digitalização de processos, especialmente por micro e pequenas empresas que buscam adesão à Indústria 4.0. 

Vislumbrando como uma realidade mais digital pode ficar mais próxima da indústria têxtil, Cecilia Vergara, presidente interina da ABDI, respondeu questões sobre o tema, que também serão elucidadas em muitos dos debates do Congresso Internacional Abit deste ano. Confira abaixo a entrevista na íntegra. 

Congresso Internacional Abit: Como a ABDI enxerga a chegada de IAs na transformação que a indústria passa em busca de mais competitividade e sustentabilidade? 

Cecília Vergara: A ABDI acredita que a utilização de IAs (Inteligências Artificiais) em processos produtivos pode contribuir para o aumento da maturidade digital, da competitividade e da sustentabilidade dos negócios. IA integra o rol das tecnologias 4.0. A sua aplicação necessariamente depende de internet de alta qualidade, específica para o uso industrial. Por isso, é uma solução complexa e de custo elevado, mas se bem utilizada, trazem ganhos importantes para a empresa. As IAs podem ser utilizadas para automatizar tarefas, melhorar a eficiência de processos, tomar decisões mais assertivas e gerar novos insights. A ABDI incentiva a execução de projetos voltados para a avaliação dos impactos do uso de IA pelo setor industrial brasileiro, sendo um dos nossos instrumentos de fomento o Edital Data Labs IA. 

CIA: O tema do Congresso este ano fala de conexões. Como vocês enxergam a necessidade de empresas do setor colaborarem e trabalharem juntas em busca de iniciativas sustentáveis? 

CV: A promoção do desenvolvimento sustentável requer uma colaboração ativa entre diversos atores econômicos e sociais, na busca por soluções tecnológicas e ambientais para setores relevantes, como o têxtil.  Através da colaboração, empresas podem compartilhar conhecimentos e recursos, o que, no nosso entendimento, acelera a criação de novas tecnologias e de soluções sustentáveis. Nesse sentido, a ABDI conecta diversos atores, tais como instituições do sistema S, entes governamentais, empresas e associações como a ABIT, em prol da elaboração de resultados comuns, que, de alguma forma, atendam a todos.  

CIA: Quais ações podem mostrar que a transformação digital está a favor da indústria têxtil, e não contra, na busca por soluções econômicas e sustentáveis? 

CV: A ABDI realiza e fomenta várias ações que promovem a transformação digital e a adoção de novas tecnologias, não só pela indústria têxtil, mas por todo o setor produtivo nacional. Acreditamos nos resultados de iniciativas que buscam a redução de custos, melhoria da qualidade e aumento da produtividade, como as que estão sendo realizadas no âmbito do Programa Brasil Mais Produtivo, do qual a ABDI é parceira. Lançamos neste ano o projeto MetaIndústria, que colabora para que o parque industrial brasileiro entre na rota da 4ª Revolução Industrial. O projeto aposta no uso de tecnologias 4.0 – como IoT, IA, metaverso, gêmeos digitais, 5G e outras – para o aumento da maturidade digital. O projeto tem um prazo de 24 meses de trabalho e, ao final desse período, esperamos que as 100 empresas envolvidas apresentem ganhos expressivos principalmente de produtividade. Esse projeto atua em frentes como manufatura, produção, gerenciamento, logística, redes, trabalho em equipe e processos. Para nós, além do aumento do adensamento tecnológico e da produtividade, o MetaIndústria tem uma importante missão, que é a construção de um ecossistema sólido, que já tem conectado empresas demandantes e fornecedoras de tecnologias, demonstrando, assim, que a transformação digital está a favor de todo o setor produtivo.  

Sobre o Congresso Internacional Abit

O Congresso Internacional Abit é a conferência anual da Abit. O evento promove, desde 2016, interação e networking entre empresários têxteis, confeccionistas, varejistas de moda e especialistas nacionais e internacionais, sempre trazendo muito conteúdo para o setor. Reúne, anualmente, mais de 390 pessoas em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em 2023, o evento acontece entre os dias 8 e 9 de novembro na FIESC em Florianópolis (SC).


TAGS: ABDI