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INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM ESCALA GLOBAL: ENTREVISTA COM CLAUDIO GRANDO, CEO DA AUDACES

19/10/2021

Ao longo de seus quase 30 anos de existência, a Audaces – empresa especializada em soluções de softwares e equipamentos para confecções – já é consolidada em nível global, presente hoje em 70 países. Ainda assim, os desafios nunca param, sobretudo no contexto atual, em que o mercado, os consumidores e a sociedade como um todo passam por uma grande transformação em seus modelos de relacionamento e, consequentemente, funcionamento. 

Novas relações requerem adaptação e, no ano em que o Congresso Internacional Abit discute sobre a “Transição no sistema global de moda”, o CEO da Audaces, Claudio Grando, reflete sobre como a empresa vive e atua nessa nova realidade. Confira: 

Em suas quase três décadas de existência, a Audaces cresceu e se tornou número um no Brasil e na América Latina, com presença hoje em 70 mercados ao redor do globo. Por que as soluções da Audaces se tornaram tão desejadas por empresas do segmento fashion e o que as faz únicas no mundo?  

A Audaces sempre desenvolveu tecnologia fácil de aprender e fácil de usar e com inovações importantes e significativas para o nosso cliente. Para garantir estes diferenciais, empregamos muita tecnologia em nossos produtos.  

A parte complexa é resolvida dentro do produto com a aplicação de inteligência artificial, ficando para o usuário um produto intuitivo. Fazemos isso, pois entendemos que os usuários querem ferramentas para aumentar sua eficiência, aumentar a qualidade do seu trabalho e poder usar ao máximo sua criatividade para gerar itens de moda que gerem mais valor para o negócio em que estão envolvidos. 

Além disso, nosso time audacioso é super engajado com o cliente, desenvolve muito conhecimento e metodologias para potencializar as habilidades dos nossos usuários e parceiros.  Sempre investimos muito em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia, mas também colocando muitos recursos e esforços para termos clientes satisfeitos. Somos bastante exigentes com nosso trabalho quando falamos e estabelecemos nossas metas de satisfação do cliente. 

A inovação sempre foi a palavra-de-ordem da Audaces. Como foi o processo de desenvolvimento das soluções e equipamentos Audaces a partir das necessidades do mercado?  

Está na nossa visão criar tecnologia inovadora e serviços confiáveis que gerem valor para nosso cliente. Para realizar isso, nós participamos da vida dos nossos consumidores para entender seus desafios e, então, desenvolver tecnologias que revolucionem seu trabalho.  

Os clientes apontam sugestões de melhorias e, além disso, ao entender o que nosso cliente precisa, nós criamos produtos inovadores que o mercado não esperava ver. Para citar alguns exemplos: 

  • Audaces Digiflash, lançado em 2004, que mudou para sempre como as pessoas fazem digitalização de moldes de papel ou tecido, tornando as mesas digitalizadoras um produto obsoleto.

 

  • Audaces 4D, com sua tecnologia patenteada 4DAlize, fruto de grande pesquisa e trabalho ao longo de anos, tornou possível para o designer de moda realizar suas criações de uma maneira única, que é a maneira mais natural de fazê-la.  Todas as outras tecnologias disponíveis para profissionais de moda partem de uma modelagem 2D ou de um produto já concebido anteriormente via modelagem 2D. No Audaces 4D, ele cria diretamente no avatar, num ambiente 4D sem se preocupar com modelagem, que será feita somente se o modelo for aprovado. Ao final é muito simples para o usuário, mas a tecnologia é única;
     
  • Nossas máquinas de corte Audaces Neocut tomam muitas decisões sozinhas, como iniciar o corte numa peça, identificar o tipo de tecido para se adaptarem automaticamente e decidir parâmetros de corte e se comunicam com outras máquinas e sistemas para que a sala de corte seja muito mais produtiva. O operador nem se dá conta de todas as decisões e ações, mas o gestor da sala de corte sente o grande aumento de produtividade e eficiência de todo o setor de corte; 

 

  • Quando falamos no Audaces360, que é a única plataforma tecnológica completa para indústria 4.0 na criação e no desenvolvimento. Ela conta com tecnologias exclusivas e patenteadas, como o Fashion PLM Audaces ISA, solução integrada, visual, fácil e colaborativa. Isso para levar pequenas, médias e grandes empresas para o futuro da moda e possibilitar aos usuários alcançarem todo seu potencial criativo. 

 

Os clientes falam muito que as soluções Audaces são fáceis de usar e fáceis de aprender. Comente um pouco sobre esse conceito de inovação com simplicidade, que é o DNA da Companhia.  

Esse é, de fato, nosso jeito de fazer tecnologia. Muito se fala sobre indústria 4.0 e poucas empresas a utilizam na prática. Hoje somos a empresa mais inovadora no mundo em indústria 4.0 para a moda e como isso acontece na prática para nossos clientes? Indústria 4.0 é um conjunto de tecnologias complexas trabalhando em conjunto: inteligência artificial, computação na nuvem, IoT (Internet das Coisas), BI (Business Intelligence) etc.  

A Audaces colocou tudo isso e mais um pouco numa plataforma tecnológica intuitiva, tanto para Criação 4.0, com o Audaces360, como em nossa Sala de Corte 4.0. De maneira fácil, nosso cliente utiliza tecnologias complexas para aumentar ainda mais sua produtividade, seu poder de criação, sua assertividade nas decisões, ter uma comunicação eficaz entre as pessoas do time envolvido, tornando a vida de todos mais ágil, descomplicada e produtiva.  

Promovemos uma transformação digital ao integrar tecnologias e pessoas, melhorando processos e o resultado para o cliente é a criação de produtos e coleções mais assertivas, que chegam ao consumidor final mais rapidamente e geram mais lucro para a empresa. 

 

O tema do Congresso Internacional da Abit esse ano é “Transição no sistema global de moda”. Pensando no contexto da pós-pandemia, como os produtos Audaces beneficiam a vida das confecções que estão se reestabelecendo após a crise?  

Desde os primeiros dias da pandemia, auxiliamos milhares de clientes e profissionais a manterem suas atividades remotamente. Muitas empresas não imaginavam que estivessem totalmente prontas para trabalharem dessa forma. 

Nossos usuários da plataforma tecnológica Audaces360 já estavam totalmente integrados e puderam, no mesmo dia, ir para suas casas e continuar a trabalhar normalmente. 

Aqueles que estavam usando o Fashion PLM Audaces ISA estavam ainda mais integrados, pois todos os arquivos estão na nuvem, e permitem o andamento do fluxo de trabalho: trocar informações, receber e enviar notificações sobre qualquer alteração num modelo, analisar pre-custos, variantes, designs rapidamente. Os gestores acompanham o planejamento e a execução da coleção remota e instantaneamente. 

Isso possibilitou que muitas empresas crescessem em 2020, pois conseguiram se adaptar mais facilmente à nova realidade do mercado. Quem percebeu esse movimento e continuou trabalhando remotamente no Audaces360 produziu rapidamente e aproveitou esta oportunidade para crescer. Tivemos muitos clientes crescendo 20%, 30%, 40% em 2020.

Outro movimento que percebemos foi o surgimento de novas marcas no mercado. Profissionais que tinham a intenção de ter sua própria marca, usaram a velocidade a seu favor e conseguiram em poucos meses ocupar espaço no mercado. Nossas tecnologias são acessíveis a qualquer tamanho de empresa. Um fato para destacar é que muitas empresas ainda têm uma taxa muito baixa de assertividade em suas coleções, 20% ou 30%. Acreditamos que quem continuar com essas taxas terá ainda mais problemas de competitividade daqui para frente.  

Aplicamos indústria 4.0 nas áreas de criação e desenvolvimento, a Criação 4.0, para que nossos clientes possam ter taxas muito superiores de assertividade do que a média do mercado, possam entregar suas coleções em tempos recordes melhorando muito a lucratividade. Acompanhamos clientes que mudaram o tempo de coleção de 10 meses para 60 dias e outras de 60 dias para 15 dias, esta será a nova realidade do mercado. 

  

Qual a visão da Audaces para o futuro e o que podemos esperar de tecnologia e desenvolvimento em breve?  

Entendemos que já estamos no futuro, na Audaces a indústria 4.0 já é realidade e ela está acessível aos nossos clientes. A quase totalidade das empresas de confecção do mundo ainda está na indústria 2.0 ou 3.0. Aqueles que entrarem na 4.0 terão vantagens gigantes, por isso temos clientes que cresceram mais de 20%, 30% em 2020 e mais de 30%, 40% em 2021. 

A Criação 4.0, com a plataforma Audaces360, torna muito mais fácil desenvolver produtos e coleções que atendem o gosto do consumidor final, que chegam nas lojas físicas ou online com mais velocidade e menores custos. 

O mesmo acontece com as salas de corte. Nossa Sala de Corte 4.0 diminui em quase todos os casos, mais de 10% o consumo de tecido em relação às empresas que utilizam equipamentos da indústria 3.0 ou anteriores. Além disso, são mais flexíveis e conseguem adaptar-se rapidamente para atender às demandas.

O gerenciamento total da sala de corte também acontece remotamente, com os gestores em qualquer lugar do mundo acompanhando e decidindo online quais os cortes devem acontecer e tendo a certeza que máquinas e operadores estão utilizando a matéria-prima da maneira mais eficiente. 

Além das nossas tecnologias, temos muito conhecimento sobre processos e metodologias, que é repassado aos nossos clientes de maneira presencial ou online. Somos uma empresa de pessoas que amam o que fazem. Nós somos a indústria 4.0 e queremos ajudar os profissionais da moda a estarem neste futuro que é acessível hoje. 

 


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